Pular para o conteúdo

Dentes tortos: Entenda a causa e suas complicações

Muitas pessoas pensam que ter dentes tortos não é sinônimo de um grande problema. Isso pode ser explicado pelo fato de muitos acharem que não há motivos para preocupação se isso não compromete a autoestima e a forma como você se enxerga.
Entretanto, vale ressaltar que a realidade nem sempre é essa. Existem diversos fatores que fazem os dentes ficarem tortos e é possível que algumas complicações mais graves surjam, o que torna necessário dar a devida atenção ao caso. Para entender um pouco mais sobre o assunto, leia este post que a clínica sanmede localizada em Manaus fez para você:

O QUE PODE CAUSAR OS DENTES TORTOS?

Existem alguns hábitos que podem causar essa situação mais comum do que imaginamos. Veja!

-HÁBITOS DE INFÂNCIA: Alguns hábitos no período da infância também podem interferir. Por exemplo, o uso recorrente da chupeta, chupar os dedos ou mamadeira além do tempo recomendado também pode deixar os dentes tortos.

-FATORES GENÉTICOS/BIOLÓGICOS: Outros pontos que também podem influenciar muito são: inflamação das amígdalas e adenoide, projeção errada da língua — seja ao engolir ou falar — e dificuldades respiratórias. Esses pontos também podem favorecer o entortamento da dentição


ALIMENTAÇÃO/HIGIENIZAÇÃO: A dieta rica em açúcar também influencia, pois favorece a perda de alguns dentes — mesmo que ainda sejam os dentes de leite. Isso faz com que o encaixe dentário seja comprometido. Por essas e outras razões, não abra mão da higienização.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS QUE ELES PODEM TRAZER?

Como adiantamos, ter os dentes tortos nem sempre afeta apenas a autoestima. Isso pode sim acontecer em casos mais simples, mas pode provocar problemas mais sérios. Não tem como fugir: a mordida correta é importante para manter os dentes saudáveis.
Entre as complicações podemos citar a dificuldade de mastigação, quebra de dentes e problemas gengivais. E não é só isso: quando a mastigação não acontece da forma correta, pode impactar o sistema digestivo.
Além disso, alguns tipos de dores de cabeça e dores mandibulares também podem acontecer por causa dos dentes tortos. Isso sem contar na recessão gengival, cansaço da musculatura e fratura do esmalte.

COMO LIDAR COM A SITUAÇÃO?

A melhor medida é estabelecer uma posição correta para os dentes. A ortodontia faz isso por meio dos aparelhos ortodônticos que movimentam a dentição para o lugar correto. Assim, a mastigação é feita da maneira correta.


Hoje existem muitas opções disponíveis e várias delas são muito discretas. Procure a clinica odontológica Sanmede em Manaus e conheça as melhores opções disponíveis para você. Além disso, fique de olho na prevenção, pois ela é indispensável para quem quer manter a saúde bucal em dia.

Depois de entender um pouco melhor o que causa e quais as complicações dos dentes tortos, esteja atento para a situação da sua arcada. Repare também alguns dos sintomas que compartilhamos aqui e veja o quanto a dentição pode interferir na sua qualidade de vida.

QUER SABER MAIS? Entre em contato conosco

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *