Pular para o conteúdo

Prótese dentária removível – Todos os cuidados que precisa ter

As próteses dentárias removíveis são realizadas para substituir dos dentes  que foram perdidos.
As próteses removíveis mais comuns são:
Prótese removível total:  Para quem perdeu todos os dentes
Prótese parcial removível com grampo metálico: Para quem perdeu alguns dentes
Prótese flexível estética: Para quem perdeu alguns dentes e que não quer os grampos metálicos

Se você é paciente da Sanmede e realizou algum tipo dessas próteses dentárias recentemente saiba que elas precisam de uns cuidados especiais para manter a saúde bucal e para que elas tenham uma  maior durabilidade.

1- Manter uma boa higienização

Da mesma maneira que os dentes, elas retêm muita placa bacteriana, restos alimentares e também mancham e acumulam tártaro caso não haja uma boa higienização.
Devido a isso a má higienização  pode fazer com que microrganismos, que viviam em condições normais na boca, comecem a se proliferar e causar sintomas. Este é o caso da candidíase, uma doença causada por fungo que aparece em regiões úmidas e causa ardência e aparecimento de placas brancas. Com isso é imprescindível realizar higienização da prótese dentária e dos dentes remanescentes após cada alimentação

Como devo fazer a limpeza da prótese dentária?

Realize a escovação dos dentes remanescentes e da prótese após cada refeição.
Existem escovas específicas com tamanho e desenhos apropriados para a limpeza de próteses dentárias, mas as normais também servem, desde que sejam de cerdas macias. Qualquer instrumento mais duro ou rígido pode desgastar a peça e prejudicar sua adaptação na boca.
Não se deve utilizar pasta de dentes nem quaisquer outros produtos químicos que não sejam específicos para esse fim. Sabão ou detergente neutro também podem ser utilizados. Mas lembre-se de escovar cada cantinho da peça!
Após toda a escovação, enxaguar sob água corrente é essencial para eliminar todo o resíduo de alimento e de sabão da peça.

Retire a prótese para dormir

Caso a dentadura seja utilizada durante o sono, ela pode causar compressões desnecessárias. Pessoas com bruxismo, por exemplo, podem danificar a peça pelo fato de ranger os dentes enquanto dormem.
Um copo com água limpa é o ideal para manter a prótese durante a noite. O ressecamento pode causar sua distorção, além de manchas e perda do seu brilho. Isso facilita a limpeza da prótese, além de prevenir o mau hálito.

2 – Tome cuidado na hora de colocar e tirar a prótese

No casos das próteses removíveis, elas podem ser manuseadas pelo próprio paciente. Por isso, esses momentos de retirada e inserção a cada uso demandam cuidados. Isto acontece, principalmente, para que as estruturas da boca não sofram com algum machucado
Ao manusear suas próteses, coloque-as sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem se quebrar se caírem.

3 – Não deixe de ir ao dentista

Um dos principais cuidados que não deve ser deixado de lado são as visitas ao consultório do dentista. Elas devem ser mantidas periodicamente, respeitando as datas necessárias de ida novamente. Dessa maneira, o profissional consegue ter uma acompanhamento eficaz do tratamento, avaliando a oclusão, mucosas e manutenção da prótese.

Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese dentária?

As próteses novas podem provocar sensações estranhas e desconfortáveis por semanas ou até por meses. Comer ou falar com as próteses podem demandar alguma prática.
A sensação de volume ou de que a prótese vai se soltar não é incomum enquanto os músculos de suas bochechas e língua aprendem a segurar a prótese no lugar. Um fluxo maior de saliva, a sensação de que a língua não tem espaço suficiente, uma pequena irritação ou dor, também não são incomuns. Devido a isso é necessário um período de acompanhamento com o dentista  após a entrega da prótese.

POSTS RELACIONADOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *