Pular para o conteúdo

Prótese Dentária Removível (Móvel)

Prótese Dentária Removível (Móvel): Conheça os principais tipos

A prótese dentária móvel é uma entre várias alternativas para reabilitar indivíduos com perdas dentárias. Conheça os tratamentos e novos tipos de próteses móveis para melhorar os resultados estéticos, conforto e mastigação

Por Rafaela Sant’Ana, dentista graduada e pós-graduanda em Prótese dentária pela UFAM, em Manaus.

O sucesso do tratamento com prótese dentária móvel começa pela seleção do tipo mais adequado do prótese. Comparadas à prótese dentária fixa, as alternativas removíveis são restritas mas podem ser a última esperança para melhorar os resultados estéticos e mastigatórios para muitos indivíduos. Conheça os tipos próteses disponíveis.

1 – Prótese dentária móvel convencional

prótese removível com grampo

Conhecida como PPR (prótese parcial removível), é a técnica mais utilizada. Resina acrílica sobre liga metálica são os materiais predominantes, e utiliza grampos para melhorar a retenção aos dentes.
As vantagens desta técnica são o baixo custo e a rapidez no tratamento. Já as desvantagens ficam por conta da insatisfação com os resultados estéticos devido a presença dos grampos metálico.

 

2- Prótese dentária móvel flexível (grampo estético)

prótese dentária flexível
A procura por tratamentos com prótese dentária móvel confeccionada com material flexível é até mesmo superior à versão tradicional com metal. E com razão, já que os resultados estéticos superiores podem ser a solução para indivíduos que expõem os grampos metálicos da versão tradicional.
Apesar da facilidade para harmonizar o sorriso, o uso de material flexível traz desafios à adaptação e restrições à indicação do tratamento. As indicações para a técnica vão para indivíduos com poucas perdas dentárias e para reabilitações restritas à arcada superior.

3- Prótese total (Dentadura)

prótese dentária total dentadura

A prótese total (PT), ou dentadura, é a solução mais comum e conhecida entre os brasileiros.  Ela consegue devolver as funções orais de mastigação e fala, além de melhorar consideravelmente a estética de quem perdeu todos os dentes.

Durabilidade precisa ser levada em conta antes de iniciar o tratamento.

A durabilidade de próteses dentárias é um fator que precisa ser levado em conta na hora de selecionar a melhor técnica. Apesar do preço inicial mais baixo, a técnica móvel requer substituições frequentes – o tempo recomendado para trocas é de 3-4 anos.
Fraturas de grampos e das partes acrílicas são situações frequentes após quedas ou mastigação de alimentos rígidos. Perda do brilho e escurecimento das partes estéticas são outros problemas que precisam ser levadas em conta na hora de escolher o tipo de prótese parcial removível.

Passo-a-passo e tempo de tratamento.

O passo-a-passo do tratamento com prótese dentária móvel depende de cada situação clínica. Para protéses tradicionais com armação metálica e bases acrílicas, são necessárias entre 3 a 5 consultas. O tempo de tratamento dá-se entre 20 a 40 dias.

Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese dentária?

As próteses novas podem provocar sensações estranhas e desconfortáveis por algumas semanas. Comer ou falar com as próteses podem demandar alguma prática. Devido a isso é necessário um período de proservação de 10 dias para acompanhar os pacientes e realizar os ajustes necessários.

Há alguma restrição alimentar para quem tem prótese?

Na verdade, alguns alimentos muito duros podem fraturar até mesmo os dentes naturais. Então, é recomendável ter um pouco de cautela para preservar a prótese, garantindo uma maior durabilidade.

QUER SABER MAIS? Entre em contato conosco
Sanmede – Clínica odontológica 
Endereço: Rua 24 de maio, número 191, Centro, Manaus
Telefone: (92) 3307-4579

Cirurgiões-dentistas Responsável: Rafaela Sant’Ana de Albuquer  CRO-AM: 5618
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Pós-graduanda em Prótese Dentária pela ÚNICA, Manaus.

POSTS RELACIONADOS